Martins Fontes - Selo Martins
 completa 10 anos em 2015



Para comemorar a primeira década do Selo Martins, da Martins Fontes, a editora oferecerá ao publico leitor diversos títulos, todos mantendo a qualidade textual e sua impecável apresentação, ao longo dos próximos meses. Iniciando este ciclo, têm em seu catálogo, em março, três obras de renomados autores estrangeiros, reconhecidos mundialmente por suas notáveis biografias e experiências.
  

Dalai Lama é um dos nomes trabalhados em 2015. Em “Uma Ponte Entre As Religiões – Por uma Verdadeira Comunhão da Fé”, o autor estabelece um diálogo entre as principais religiões do mundo a partir de seus dogmas. Ele evoca temas como a necessidade de controlar a mente indisciplinada, que resulta no egoísmo e em outros sentimentos nocivos. Cada religião, a seu modo, pretende ensinar um caminho que conduza a um estado espiritual pacífico, disciplinado, ético e sábio, ajudando os seres vivos a se livrarem do sofrimento e obter a desejada felicidade. Considerado o maior representante do budismo tibetano e um dos mais notáveis líderes espirituais da atualidade, dedica-se, nestas páginas, a abrir os olhos dos leitores para o fato de que a compaixão, e apenas ela, é capaz de promover uma unidade de mentes e garantir união e paz a toda a humanidade, em uma época de crise, na qual, às vezes, conflitos sangrentos se impõem em defesa das crenças.


T. Berry Brazelton, médico norte-americano considerado o pediatra de maior confiança da nação segundo o jornal New York Times, depois de meio século ouvindo, cuidando, compreendendo e defendendo crianças e pais, conta agora a sua história empolgante e de amor à vida na obra “Aprendendo a Ouvir – Uma Vida Dedicada às Crianças”. O leitor é convidado a conhecer sua trajetória desde a infância em Waco, no Texas, passando por Princeton, pela formação em medicina e em psicanálise, até as brilhantes observações do comportamento dos recém-nascidos que levaram os bebês a serem vistos sob uma ótica totalmente nova. Sua vida foi marcada por inovação e assistência, o que o tornou conhecido internacionalmente pela teoria dos Pontos de Contato (Touchpoints) – regressão e crescimento de bebês e crianças pequenas –, considera-se também que ele trouxe os insights do desenvolvimento infantil para a pediatria e para a sua vigorosa atuação no Congresso Norte-Americano em Defesa das Crianças e das Famílias. Nesta obra, os fãs e os profissionais de sua área podem seguir as raízes de uma carreira brilhante e a evolução da criação de filhos desde a segunda metade do século passado até hoje.

Merlin Coverley apresenta em sua obra “A Arte de CaminharO Escritor Como Caminhante”, uma reflexão acerca da atividade de caminhar e sua relação com a criação e a escrita. Para isso, vale-se de dados biográficos e das obras de autores de diversas regiões e épocas que tinham a atividade incorporada em sua rotina, sejam como simples caminhantes, como peregrinos, pedestres ou flanêurs (termo francês que denomina vagantes, distraídos, vagabundos). Em comum, a maioria desses autores tem na caminhada uma fonte inesgotável de inspiração e questionamento, fortemente incorporada em suas criações. Como exemplos, o filósofo Jean-Jacques Rousseau, o poeta William Wordsworth e o próprio Aristóteles, que zanzava para lá e para cá enquanto filosofava. Como a caminhada adquiriu esse status? Por que algo tão óbvio – como colocar um pé diante do outro – adquiriu um valor tão elevado? O autor apresenta e analisa algumas respostas possíveis nesta obra.


Fichas Técnicas das obras:

Livro: Uma Ponte Entre as Religiões - Por Uma Verdadeira Comunhão da Fé
Autor: Dalai Lama - Tradução: Cecilia Bartalotti
Editora: Martins Fontes – Selo Martins
Páginas: 240 - Publicação: 2015 / Edição: 1ª
Valor sugerido: R$ 39,00 / Site:  http://emartinsfontes.com.br/catalogo_det.php?id=1112
Sobre o Autor: Tenzin Gyatso, o Décimo Quarto Dalai Lama, é o líder espiritual e temporal do povo tibetano. Seus esforços inesgotáveis na defesa dos direitos humanos e da paz mundial valeram-lhe o reconhecimento internacional. Recebeu o Prêmio Wallenberg (conferido pela U. S. Congressional Human Rights Foundation – Fundação dos Direitos Humanos do Congresso dos Estados Unidos), o Prêmio Albert Schweitzer e o Prêmio Nobel da Paz.



Livro: Aprendendo a Ouvir - Uma Vida Dedicada às Crianças
Autor: T. Berry Brazelton - Tradução: Cristina Cupertino
Editora: Martins Fontes – Selo Martins
Páginas: 240 - Publicação: 2015 / Edição: 1ª
Valor sugerido: R$ 40,00 / Site:  http://emartinsfontes.com.br/catalogo_det.php?id=1111
Sobre o Autor: T. Berry Brazelton é professor emérito de clinica pediátrico na Escola de Medicina de Harvard e professor de pediatria e desenvolvimento humano na Brown University. Atendendo em sua clínica de pediatria por mais de 45 anos, ele introduziu na formação pediátrica o conceito de orientação antecipatória para pais. Autor de mais de duzentos artigos especializados, escreveu trinta livros para profissionais e leigos, inclusive Touchpoints (traduzido para dezoito idiomas), To Listen to a Child e a clássica trilogia Infants and Mothers, Toddlers and Parents e On Becoming a Family. Para dar continuidade à sua importante pesquisa, criou dois programas no Boston Children’s Hospital: o Brazelton Institute e o Brazelton Touchpoints Center. Entre os muitos prêmios que ele recebeu destacam-se o C. Anderson Aldrich Award for Distinguished Contributions to the Field of Child Development, concedido pela Academia Americana de Pediatria. Em 1988, o dr. Brazelton foi designado pelo Congresso norte-americano para atuar na Comissão Nacional da Infância e, em 2013, recebeu a Presidential Citizens Medal de 2012, concedida “aos que realizaram feitos exemplares ao seu país e aos seus concidadãos”.


Livro: A Arte de Caminhar – O Escritor como Caminhante
Autor: Merlin Coverley / Tradução: Cristina Cupertino
Editora: Martins Fontes – Selo Martins / Páginas: 224 / Publicação: 2015 / Edição: 1ª
Sobre o autor: Merlin Coverley é escritor e livreiro britânico, também, autor do best-seller Psychogeography, Occult London e Utopia. “The Art of Wandering”. A obra “A arte de caminhar” é o primeiro livro do autor lançado no Brasil e possui em sua bibliografia embasamentos científicos e empíricos sobre como a caminhada influência no cognitivo das pessoas, no qual as paisagens são capazes de transformar e fornecer modelos para novas formas de mapeamento, documentação e envolvimento com o meio ambiente
.
Fonte: 
JCG Comunicação – Excelência na Arte de Comunicar