QUEM CONTA UM CONTO...

O VEADO E O SAPO


No livro O VEADO E O SAPO, lançamento da Panda Books, a escritora e contadora de histórias Madalena Monteiro revisita um antigo conto da tradição oral presente em diversos países, criando um final surpreendente


Como diz a autora Madalena Monteiro, num tempo em que os animais falavam, em um recanto da floresta moravam um homem e sua linda filha, que já estava em idade de casar. Dois dos animais que viviam por ali se candidataram ao papel de noivo, justamente os que dão nome ao livro O veado e o sapo.


Para resolver o impasse, o pai propôs uma competição: ganharia a mão da moça quem fosse mais ligeiro e vencesse a corrida em um circuito pela floresta. O veado gabava-se, já se sentindo o vencedor por ser um animal veloz. O sapo, porém, usou a cabeça e bolou um estratagema – bem desprovido de fair play, diga-se – para passar a perna no adversário e casar-se com a moça.

O final, porém, não foi feliz. Usando de sua experiência como contadora de histórias, a autora recolheu aqui e ali as sugestões das crianças que ouviam suas contações e criou um final para lá de surpreendente. Vale conferir! Uma forma criativa de recontar essa história da tradição oral que passou de geração em geração em outros cantos do mundo, como Europa, África e Ásia, e foi recolhida no Brasil por folcloristas como Silvio Romero e Câmara Cascudo.


Completa a obra a ilustrações divertidas da brasileira Carla Irusta, que mora em Barcelona, Espanha, e possui trabalhos publicados também na Europa e nos Emirados Árabes.


Sobre a autora: a professora Madalena Monteiro trabalha com formação continuada de docentes em parceria com o CEDAC e o Instituto Natura. Como contadora de histórias adora encantar seu público com contos da tradição oral e se diverte com as reações e intervenções de seus ouvintes.



Ficha Técnica
Título: O veado e o sapo
Autora: Madalena Monteiro 
32 páginas
Valor sugerido: R$ 33,90
Editora: Panda Books 


Sinopse: Uma linda moça que mora na floresta está em idade de se casar. Como surgem dois pretendentes – o veado e o sapo –, o pai da jovem propõe um desafio: aquele que vencer a corrida ganhará o coração de sua filha. Durante a disputa, o veado é surpreendido pelas artimanhas do sapo, que deseja chegar em primeiro lugar a qualquer preço.  Quem será que vai ganhar o coração da moça?


 Fonte: assessoria de imprensa