Livro Negócios Eco-Lógicos na Era do Greenwashing será lançado na Livraria da Vila

 

Escrito pela geógrafa e consultora paulistana Lívia Humaire, livro apresenta de maneira objetiva os fundamentos e a modelagem de negócios eco-lógicos e traz a marca Positiv.a como case

 

Divulgação

 

São Paulo, 17 de maio de 2023 - Na próxima segunda-feira (22), às 19h, a Livraria da Vila, em São Paulo, recebe o lançamento do livro Negócios Eco-Lógicos na Era do Greenwashing, da autora Lívia Humaire, geógrafa, mentora, consultora de negócios ecológicos. Lívia traz como case a trajetória de construção da marca de produtos de limpeza e autocuidado ecológicos positiv.amotivo pelo qual o evento conta também com a presença da co-fundadora e diretora de impacto da positiv.a, Marcella Zambardino.

 

Com linguagem acessível e argumentação contundente, Lívia Humaire apresenta de maneira objetiva os fundamentos e a modelagem de sua proposta para negócios eco-lógicos. “Lívia e eu nos conhecemos em 2018, e logo nos conectamos. A participação da positiv.a no livro aborda os pilares sociais e ambientais fundamentais para a construção e sustentação da empresa que é um negócio que nasceu para resolver problemas gerados pela indústria de bens de consumo tradicionais, conta Marcella. O lançamento contará com um coquetel e presentes de empresas locais e ecológicas para as primeiras 50 pessoas que chegarem.

 

Lívia hoje é uma das vozes mais atuantes do ativismo socioambiental. Durante o período de lockdown provocado pela pandemia de Covid-19, ela criou o curso online Formação em Negócios Eco-lógicos, no qual orientou mais de 80 empreendedores, a maioria brasileiros, focados em desenvolver negócios verdadeiramente sustentáveis. A experiência prévia como mentora, consultora e empreendedora ajudou no desenvolvimento do livro, que serve como um guia para quem deseja criar um projeto ecológico do zero ou mesmo redirecionar algum já existente.

 

"Todo dia nasce um negócio que se diz 'amigo do meio ambiente'. Mas será mesmo que essas empresas respeitam a natureza? Muitos negócios se aproveitam da boa vontade do consumidor em buscar soluções ecológicas, usam essa predisposição e boa fé das pessoas para vender produtos apenas embalados em papel verde e que se dizem 'melhores para o planeta”, fala Lívia, que viveu na pele a experiência de fundar um negócio sustentável, o projeto "Mapeei - Uma Vida sem Plástico", a primeira loja do Brasil destinada ao movimento desperdício zero. Aberta em setembro de 2018, a loja foi vendida em 2020.

 

Quem é Lívia Humaire

Geógrafa paulistana formada pela Universidade Federal de Santa Catarina, é ativista socioambiental, mãe da Iuna, fundadora da primeira loja ‘desperdício zero’ do Brasil e pesquisadora voraz de sustentabilidade. Hoje reside entre Suíça e Portugal e é mestranda em Antropologia e Alterações Climáticas na Universidade de Coimbra.

 

Lançamento em São Paulo

Quando: 22/05/2023, 19h (bate-papo com autora e convidadas)

Onde: Livraria da Vila (Rua Fradique Coutinho, 915, Vila Madalena)

Workshops: 12h30 às 14h30; 15 às 17h (inscrições no link da bio em @transicoes_ecologicas)

 

Sobre a positiv.a:

positiv.a é uma marca de limpeza e autocuidado ecológicos com produtos para cuidar da casa, do corpo e, ao mesmo tempo, da natureza. Criada em 2016, a empresa tem no portfólio produtos para lavanderia, cozinha, superfícies, banho, higiene bucal, desodorante e pele, com embalagens feitas de plásticos e papéis 100% reciclados. Certificada pelo Sistema B desde 2017, a positiv.a tem entre os diferenciais a inovação, com produtos de base vegetal, eficientes e circulares; a construção de uma comunidade de marca alinhada com os propósitos da companhia; a disponibilidade, com presença digital e física no varejo; e a acessibilidade, por meio da democratização do acesso aos produtos ecológicos. Desde a criação, a empresa já produziu mais de 668 mil litros de produtos de limpeza ecológicos, reciclou mais de 44 toneladas de plástico e 1,3 toneladas de rede de pesca, além de gerar mais de R$2MM de renda para pequenos produtores. Todo esse impacto rendeu à positiv.a o reconhecimento como uma das 10 startups mais conscientes pelo Movimento Capitalismo Consciente Brasil.