Há cerca de um ano, a cidade de Angra dos Reis, no Rio de Janeiro, foi palco de uma das maiores tragédias da região por conta das chuvas fortes; a cidade de São Paulo vem sendo constantemente castigada pelas tempestades e enchentes; já Brasília decretou situação de emergência em setembro de 2010 devido à falta de umidade do ar, decorrente da ausência de chuva na região.
Esses episódios são apenas alguns reflexos do que vem acontecendo com o meio ambiente, e é com o objetivo de refletir sobre essas questões e conscientizar os mais jovens que Shirley Souza lança, pela Paulus, Onde fica o meio ambiente?, um livro que sugere atitudes efetivas em prol da preservação do Planeta.
A obra conta a história de quatro estudantes, Larissa, Norio, Luana e Diego, que, embora tenham personalidades distintas, precisam juntar-se para realizar um trabalho escolar em defesa do meio ambiente. Durante o projeto, os jovens deixam as diferenças de lado e passam a compreender que a ação individual é importante, mas que nem tudo pode ser feito por uma só pessoa. “Era incrível como não acabava o que precisavam fazer. Sempre surgia algo, e os quatro sabiam que era importante manter a turma unida. Norio e Larissa há semanas não eram chamados pelos apelidos costumeiros e a turma recorria principalmente à dupla na hora de resolver qualquer problema”, enfatiza a autora durante a história.
No livro, o leitor é incentivado a praticar algumas ações como pesquisas de opinião, campanhas de conscientização, abaixo-assinado e a acompanhar alguns sites como o do Greenpeace e o do SOS Mata Atlântica, que sugerem ao internauta maneiras de preservar o Planeta. Shirley Souza ressalta também que as atividades realizadas com o apoio das instituições de ensino têm papel fundamental na disseminação da consciência ambiental. “A escola é um dos principais espaços onde podemos exercer nossa cidadania, experimentar a mobilização social e começar a transformar o mundo. O universo escolar não envolve só estudantes e educadores: ele é capaz de atingir as famílias e comunidade local”.
O livro também conta com boxes coloridos que trazem diversos temas relacionados ao assunto, como o papel das ONGs na preservação do planeta, a importância da coleta seletiva e a história da degradação de um dos principais rios de São Paulo. “Em poucas décadas o Tietê tornou-se um rio morto em boa parte de seu trajeto. Só a partir de 1990 é que os projetos de recuperação do rio Tietê começaram. A situação mudou de lá para cá, mas ainda tem muito o que melhorar”, explica a autora.
Da coleção De que lado você está?, Onde fica o meio ambiente? é ótimo instrumento para que a família e os educadores possam promover um debate sobre os problemas que ocorrem com o nosso planeta atualmente, refletindo sobre algumas ações e sugerindo novas atitudes a favor da preservação da biodiversidade.
Shirley Souza nasceu e cresceu em São Paulo e já escreveu mais de 25 histórias para crianças e adolescentes. Em 2008 ganhou o prêmio Jabuti, com uma obra que trata de preservação e destruição do meio ambiente. No mesmo ano, também recebeu o prêmio Jóvenes Del Mercosur. |