Conto de escola em quadrinhos
Célebre conto de Machado de Assis é transposto integralmente para HQ pelo quadrinista Silvino
A Editora Peirópolis e o quadrinista Laerte Silvino lançam o texto integral de Conto de escola em quadrinhos. A obra faz parte da coleção Clássicos em HQ, que conta com adaptações de importantes nomes da literatura como Aluísio Azevedo, Edgar Allan Poe, Luís de Camões e Miguel de Cervantes. Este lançamento traz um dos melhores contos escritos por Machado de Assis, publicado inicialmente no jornal Gazeta de Notícias em 1884 e no livro Várias Histórias em 1896.
Neste grande clássico da literatura brasileira, ambientado em uma época de esplendor do Rio de Janeiro, mas também de autoritarismo dos pais e das temidas palmatórias, Machado de Assis faz um retrato da alma humana e explora a subjetividade psicológica de seus personagens ao narrar um momento de conflito vivido pelo narrador-protagonista, o menino Pilar, durante a época da escola primária.
Na obra, Machado de Assis aguça a reflexão do leitor sobre as consequências do medo e do castigo e sobre o papel da escola e da educação na formação do caráter da criança, utilizando linguagem simples, frases curtas, mas muito contundentes. Silvino resgatou as memórias de sua infância para retratar a história do garoto Pilar, que se torna mestre em "cabular" aulas. Certa manhã, porém, Pillar resolve, influenciado pelo medo do castigo do pai, comparecer à aula e recebe uma proposta do colega de classe Raimundo, que desencadeará os conflitos vividos pelo menino.
“Conto de escola veio à minha mente como o texto perfeito. Ao reler o conto já fui imaginando a escola, os personagens, enquadramentos e cenários”, diz Silvino. Para ele, as histórias em quadrinhos são uma nova forma de educar. “É muito mais fácil para um professor fazer uma criança se aproximar de autores clássicos como Machado de Assis, mostrando uma história em formato de HQ", reitera.
A edição traz a apresentação do professor de literatura Maurício Soares Filho, consultor literário da coleção, em que ele faz uma bela relação do ambiente escolar do conto com um ritual de passagem, levando a uma compressão mais aprofundada do conto desde o primeiro parágrafo.
Sobre o autor:
Laerte Silvino nasceu em Recife, cursou Geografia e, após viajar por várias áreas exóticas do país, resolveu se dedicar à ilustração e aos quadrinhos, trocando assim a liberdade das paisagens pelas quatro paredes de seu estúdio. Desde esse dia ilustrou para alguns jornais em Pernambuco e, atualmente, para alguns jornais do Nordeste; também ilustra e faz quadrinhos com frequência para revistas de circulação nacional e livros infantis, juvenis e didáticos. Publica no site www.laertesilvino.com.br .
Ficha Técnica:
Título: Conto de escola em quadrinhos
Autores: Machado de Assis e Laerte Silvino
Editora: Peirópolis
52 páginas
Preço: R$ 35,00
Fonte: assessoria de imprensa Communica Brasil