Lançamento explica aspectos
da geração de energia limpa
"Direito de energias & áreas afins" reúne 18 artigos sobre a matriz energética sustentável
Energias renováveis e sustentabilidade são temas abordados pelo lançamento “Direito de energia & áreas afins”. O livro reúne 18 artigos de especialistas ambientais – entre eles, a Dra. Cristiana Nepomuceno Soares, advogada e mestre em direito ambiental, e presidente da Comissão de Direito de Energia da OAB de Minas Gerais e organizadora da obra.
“Materiais orgânicos têm a capacidade de gerar energia e são uma alternativa renovável e limpa. Esse é um dos aspectos que explico no livro”, aponta Dra. Cristiana. Além de ser uma das organizadoras da obra lançada, a especialista também publicou um artigo no livro. O conteúdo aborda energias microbiológicas, como o biogás e a biomassa.
Publicado pela Editora Synergia, o livro tem 416 páginas e está no quarto volume. “A área das energias renováveis é algo em desenvolvimento no Brasil, por isso, a publicação fomenta um mercado promissor em nosso país”, comenta a autora. A transição da matriz energética tem sido um desafio no país, em combate às altas emissões de carbono, ainda segundo Dra. Cristiana.
A especialista está na quinta publicação. Em “A sustentabilidade da energia solar”, a Dra. Cristiana abordou as consequências do uso de placas fotovoltaicas à natureza. Além disso, discute sobre as opções de energia renováveis.
“Incentivar a produção acadêmica na área das energias renováveis contribui para que o mercado, no Brasil, tenha mais pesquisa e desenvolvimento. Além disso, para falarmos de sustentabilidade do meio ambiente, precisamos considerar a educação para a obtenção de bons resultados”, ressalta a advogada.
O livro “Direito de energia e áreas afins” está disponível para compra no site da Editora Synergia - http://www.livrariasynergia.
Sobre a Dra. Cristiana Nepomuceno de Sousa Sores
É graduada em Direito e Biologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, em Belo Horizonte. Pós-Graduada em Gestão Pública pela Universidade Federal de Ouro Preto- MG. Especialista em Direito Ambiental pela Universidade de Alicante/Espanha. Mestre em Direito Ambiental pela Escola Superior Dom Helder Câmara.
Foi assessora jurídica da Administração Centro-Sul da Prefeitura de Belo Horizonte, assessora jurídica da Secretaria de Minas e Energia- SEME do Estado de Minas Gerais, consultora jurídica do Instituto Mineiro de Gestão das Águas- IGAM, assessora do TJMG e professora de Direito Administrativo da Universidade de Itaúna/MG. Atualmente é presidente da Comissão de Direito de Energia da OAB/MG.
Fonte: assessoria de imprensa