Com belíssimas imagens Orbitar aborda o vínculo mãe e filho

Obra recebeu o Selo Altamente Recomendável 2022 da 

Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ)

A maternidade está social e culturalmente vinculada a ideias de cuidado e de proteção. Amorosa, a mãe alimenta, aquece, ensina e assiste sua criança mesmo quando ela já não é tão pequena e até dispensa certas atenções. Uma dedicação tão intensa e longeva cria entre mãe e filho laços íntimos, que muitas vezes se confundem com dependência e tutela, em detrimento de crescimento e encorajamento para a vida. Nem sempre é fácil entender que viver se aprende, mas não se ensina.

É dessa compreensão - da vida como exercício de experiência e de aprendizagem - que é feito Orbitar. Desde o primeiro momento, quando a vida é pouco mais que uma ideia amorosa, aqueles que amam e se dispõem a cuidar são iniciados no exercício de entender que os filhos são outras pessoas com sonhos, desejos, medos e caminhos próprios - ainda que parte de uma história, de uma mãe e de um pai. O amor pressupõe cuidados, mas anuncia perigos, pois são neles que estão a descoberta de limites e os convites para alargamento de fronteiras.

A exposição de nossa pequenez no universo e da imensidão a que somos lançados ao nascer é apresentada de maneira poética e silenciosa nas palavras e imagens de Rampazo. Ao mesmo tempo escuro e iluminado, vazio e habitado, aconchegante e excitante, o espaço-mundo - materializado nas páginas do livro – assemelha-se ao corpo materno, que guarda amorosamente a vida que logo será entregue à luz e seguirá por si mesma.

A narrativa nos convida a ver com delicadeza e sensibilidade que alguns dos vínculos originais entre pais e filhos são rompidos, mas que outros são inaugurados, transformando-se em presença perene e cuidadosa. Como deve ser, se desejarmos que os filhos cresçam e encontrem em torno de quem e do que orbitar. O livro recebeu o Selo Altamente Recomendável 2022 da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) e também foi finalista do premio Jabuti 2022 na categoria de ilustração.

Sobre o autor:

Alexandre Rampazo nasceu e vive em São Paulo. Formou-se em design, é autor de livros ilustrados e artista gráfico. Recebeu importantes prêmios literários como o Jabuti, Prêmio Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil; terceiro lugar no Prêmio Biblioteca Nacional, Prêmio Fundación Cuatrogatos, Selo Altamente Recomendável FNLIJ, Troféu Monteiro Lobato, entre outros. Seus livros foram publicados no Brasil, América Latina e Europa.

 

Orbitar

Editora: Maralto Edições

Preço: R$ 55,90

Vendas: https://loja.editorapositivo.com.br